APROVEITEI O FERIADO PARA ESTUDAR.


Existem assuntos que por mais que estudamos sempre somos ignorantes. É assim que me sinto com relação aos macarons, eu aprendo todos os dias com eles.

São deliciosos, macios, crocantes ao mesmo tempo, uma verdadeira tentação!

Depois de horas e horas na frente do computador, estudando vários comentários ao redor do mundo, descobri várias coisas, algumas eu já tinha ouvido falar e apenas confirmei minhas suspeitas e outras foram novidades.

Vocês sabiam que quando galinha come erva na primavera há mais água em suas albumina? Será que nossas galinhas comem erva ou ração?

Nossas galinhas tem uma alimentação diferente que as da Europa?

Ovos brancos são deixados de fora para evaporar a água e assim concentra albumina , essa é pura novidade pra mim!

Se algum entendedor de ovos ler o meu blog e souber me responder, ficarei super feliz com o esclarecimento.

É super importante saber se a farinha de amêndoa é pura, sem misturas, isso eu sei e já tive muitos problemas.

Descobri que Pierre Hermé  utiliza as amêndoas de Valência que tem menos teor de óleo do que as da California e do Chile.

A farinha de amêndoas não pode estar úmida, como testar: pegar um pouco e apertar com a mão se ela formar uma bola, há muita água e é necessário secar. Outra coisa muito importante é descobrir se as amêndoas estão velhas, geralmente as mais velhas tem cor acinzentadas.

Também é importante ter um higrômetro na sua cozinha para medir a umidade. Nós estamos num lugar com 80% de humidade, e agora? O que fazemos? Milagre!

Já que umidade é um problema imagine o que acontece quando chove ? A pressão atmosférica cai e empurra o vapor para baixo. Você vai notar que os macarons poderão rachar. Nesse caso é importante, mais do que nunca secar os macarons adequadamente antes de assá-los.

Outro detalhe é a quantidade de macarons por bandeja. Quando os macarons cozinham eles produzem umidade, em dias úmidos você deve deixar mais espaçados para assar.


Sobre o sabor e conservação a maioria acha que o sabor dos melhores macarons são feitos com o método Meringue francês.

Então, por que a maioria das lojas de pastelaria usam Merengue italiano? Porque é mais fácil de conservar e dura mais tempo. E também dizem que os feitos com merengue suiço são os menos saborosos com a vantagem de melhor durabilidade de todos.



Quem quiser colaborar com mais curiosidades a respeito, sintá-se à vontade.

Quanto mais há para aprender sobre macarons?

Isso é apenas a ponta do iceberg.

Um comentário: